Pages

Ceia vegana é opção para fim de ano

Enfiar o pé na jaca e depois correr atrás do prejuízo talvez não seja a melhor forma de começar um novo ano. As comidas gordurosas, cheias de sal e pobres em vitaminas e minerais podem ser substituídas por opções mais saudáveis, sem comprometer o sabor e a finalidade das festas em família e das confraternizações com os amigos. Para isso é preciso ter consciência dos alimentos que vão para o prato. As dicas da nutricionista Ana Ceregatti, especialista em dietas vegetarianas e veganas, para uma ceia rica em nutrientes e variada em texturas e aromas, valem não só para os já adeptos, como também para quem quer realmente um novo começo.

Muito consumidas nos encontros de final de ano, as carnes processadas e defumadas, como o chester, possuem uma grande quantidade de nitrito de sódio, um conservante que faz mal à saúde. Os produtos embutidos e processados foram apontados, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório divulgado no último mês, como carcinogênico para os humanos, ou seja, que podem causar câncer. Então, por que não substituí-los? “As pessoas precisam saber que existem outras alternativas, outras possibilidades que incluem alimentos verdadeiramente nutritivos, que trazem benefícios para o corpo e que podem ser ótimos para momentos de celebração e festividade”, defende Ana.

Como sugestões rápidas e práticas para uma ceia de Natal ou Ano Novo e para diminuir o consumo de carnes, a nutricionista destaca: patê de grão de bico; salada de grão de bico, lentilhas e castanhas (como castanha de caju, rica em ferro e zinco; amêndoa, fonte de cálcio; castanha do pará, rica em selênio; macadâmia; pistache e nozes); sopa fria de cenoura; um mix de arroz integral com arroz selvagem, quinoa e aveia em grãos; tabule de quinoa e quibe de mandioquinha. “Abusar dos legumes e verduras na mesa e, para sobremesa, explorar as frutas em receitas como o sorvete de banana com cacau ou de manga com gengibre”, sugere. Para Ana, apostar em ingredientes novos na cozinha é uma forma de começar o ano com o corpo e mente revigorados.

Sugestões de pratos para uma ceia vegana

Entrada : Patê de grão de bico:


Deixe os grãos de molho por cerca de 12 horas. Troque a água e cozinhe até que os grãos fiquem macios. Bata no liquidificador, com água suficiente apenas para a hélice girar, com os temperos a sua escolha, como alho, sal, azeite, suco de limão, até obter um creme homogêneo. Salpique com cebolinha picada para servir

Prato principal: Quibe de mandioquinha:

Adicione água ao trigo até cobri-lo e deixe hidratar por cerca de 30 minutos. Se ficar úmido, esprema com as mãos. Cozinhe a mandioquinha (pode substituir por inhame, mandioca e abóbora) no vapor ou com pouca água. Amasse com um garfo e misture o trigo escorrido. Tempere a gosto com hortelã, sal, azeite, pimenta. Faça um patê de tofu com ervas frescas (cheiro verde, manjericão), temperando com azeite, sal e pimenta. Acrescente nozes trituradas (ou qualquer outra castanha da sua preferência). Em um refratário, coloque uma camada do patê entre duas da mistura do trigo e leve ao forno por 10 minutos.

Sobremesa: Sorvete de banana com cacau:


Coloque no liquidificador a banana congelada em rodelas e bata até chegar na consistência de sorvete mesmo. Acrescente o cacau em pó e bata mais um pouco, com cuidado para não perder a textura. Depois, leve ao freezer ou sirva. A quantidade de cacau é a gosto. Coloque pouco, pois ele é muito forte. Aumente a quantidade, se desejar mais forte. Se quiser mais doce, bata algumas tâmaras hidratadas junto com a banana.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa/Infinito Comunicação

Nenhum comentário:
Faça comentários