Pages

Coalhada fresca

Ingredientes
2 litros de leite integral de pacote (o melhor leite é o da marca Leite da Fazenda, senão pode usar o da Batavo)
1/2 copo de iogurte natural consistência firme (o da Batavo é o melhor)

Modo de Fazer
Despeje o leite em uma panela de inox e ferva. Desligue o fogo e deixe esfriar. Espere ficar morno para adicionar o iougurte natural. O segredo que minha mãe me ensinou, que sempre dá certo, é colocar o dedo indicador dentro do leite para sentir a temperatura. O leite está bom quando você conseguir deixar o dedo dentro e contar até dez, sendo que no décimo segundo “quase queima”o dedo mas ainda é uma temperatura suportável. Desculpem mas é o melhor jeito mesmo.

Dissolva o iougurte dentro da panela de leite mexendo bem com uma colher. Este deve ser um processo rápido pois o leite não pode esfriar muito.

Coloque esta mistura em um pirex de vidro com tampa de plástico (geralmente aqueles que a gente usa para fazer lazanha são perfeitos). Feche bem e sem virar o pirex de cabeça para baixo (do contrário vai vazar tudo) coloque o mesmo dentro de 2 sacolas de supermercado. Geralmente coloco o pirex em cima do balcão e uso uma sacola em cada sentido para fechar bem, dando um nó na ponta de cada sacola. Use um cobertor ou um toalha bem grossa para envolver o pirex (não se preocupe que a sacola plástica vai impedir que suje ou deixe cheiro) e coloque em um balcão, em algum canto da casa que não incomode ninguém (geralmente eu coloco na dispensa). Deixe repousar de 8 a 12 horas. Geralmente eu faço de noite para que fique pronta de manhã e ir direto para mesa. Depois de pronta conserve na geladeira.

Ótima para comer pura, com mel, batida com banana e mais uma fruta (exemplo: morango, amora, mamão etc), ou como tempero de saladas!!! É também utilizada como parte do “molho” para alguns pratos quentes da culinária árabe.

**Dura 1 semana na geladeira ou 45 dias congelada!

Fonte:https://receitasparamalhar.wordpress.com/2011/03/22/coalhada-fresca-iogurte-natural/

Nenhum comentário:
Faça comentários