Pages

Pastel de Angu

Ingredientes
1 litro de água
500 gramas de fubá de milho peneirado
2 colheres de sopa de óleo de milho
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 pitada de bicarbonato de sódio
½ copo (americano) de polvilho azedo (peneirado)
Recheio à gosto (carne moída, frango…)

Como fazer
Coloque para ferver em uma panela, a água, o sal e o óleo. Assim que estiver fervendo, adicione o bicarbonato e vá acrescentando fubá aos poucos. Mexa rapidamente com uma colher de pau para não embolar.
Deixe cozinhar um pouco em fogo baixo (cerca de 4 minutos), mexendo sempre.
Retire do fogo. Vire a massa numa mesa de pedra ou mármore e acrescente o polvilho e o ovo. Sove ainda quente, até ficar consistente. Enrole a massa em um pano de prato úmido e vá fazendo os pastéis. Para não queimar as mãos enquanto estiver sovando, envolva-as em saquinhos plásticos. Com o polegar, vá abrindo o centro da massa formando um buraco para receber o recheio. Coloque o recheio e unte os dedos com óleo para fechar o pastel. Passe óleo na borda e, com o polegar, vá selando as beiradas para não abrir durante a fritura. Frite em bastante óleo quente e não mexa até que comece a dourar.

Recheio de carne moída
Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo
300 gramas de carne moída
1 tablete de caldo de costela
Um punhado de salsinha picada
Pimenta a gosto

Como fazer
Em uma panela, aqueça o óleo e doure levemente a carne, até secar o excesso de líquido. Junte o caldo, a salsinha e meia xícara (chá) de água. Misture bem e deixe cozinhar. Acrescente a pimenta e reserve.


Fotografia de Carlos Oliveira - Projeto Igarapé Bem Temperado

Nenhum comentário:
Faça comentários