Pages

Substituindo ingredientes

Muitas pessoas já desistiram de fazer algumas receitas devido a falta de alguns ingredientes na cozinha ou mesmo no seu país, já que hoje a cozinha é universal e várias receitas de outros países são usadas sempre. Na falta de alguns ingredientes, vale a criatividade.Veja aqui 8 dicas de como substituir alguns ingredientes.
1 - Fermento em pó 1 colher de chá)
Em uma colher de chá, coloque 1/4 colher de bicarbonato de sódio mais 1/2 colher de chá de cremor de tártaro (O cremor de tártaro é um pó branco, sem sabor e sem odor, que você encontra facilmente em supermercados na sessão de temperos)
2 - Coalho de Leite
Coalho é fácil de encontrar no Brasil mas no exterior é um pouco difícil. Para resolver a falta desse ingrediente use uma colher de 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre com leite. Numa xícara, coloque uma colher de suco de limão e outra de leite, intercalados, até encher uma xícara. Depois de cheia, deixe repousando por alguns minutos até coalhar.
Um outro método é dissolver 2/3 de iogurte desnatado em 1/3 de leite
3 - Chocolate sem açúcar
Para substituir esse ingrediente você precisa de 3 colheres de sopa de cacau e 1/2 xícara de manteiga sem sal. Misture tudo até ficar bem homogêneo.
4 - Amido de Milho ou a popular Maizena
É um ingrediente bem fácil de encontrar mas vai que falte né. Pode substituir por Tapioca granulada
5 - Nata
Encontrar nata é difícil, muita gente desanima de preparar uma receita que contenha nata devido a dificuldade de encontrá-la. Você pode substituir a nata usando 2 colheres de sopa de manteiga misturada a uma xícara de leite. 

6 - Farinha com fermento
Hoje é fácil encontrar farinha com fermento. Está disponível em várias marcas nos supermercados. É uma facilidade do mundo moderno, mas prefiro usar o método natural, de fazer a própria massa. Pelo menos a massa natural não tem conservantes. Pra quem não se lembra, para se fazer massa com fermento você precisa de 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 1/2 colher de sopa de fermento em pó e 1/2 colher de chá de sal. Pronto, agora é só fazer a massa.
7 - Soro de leite
Também difícil de encontrar. Para substituir esse ingrediente, basta 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre com leite fresco. Vá colocando numa xícara intercaladamente 1 colher de suco de limão, outra de leite até encher uma xícara. Deixe repousar por alguns minutos.
8 - Leite Condensado
Quando não se tem leite condensado na hora de preparar uma quitanda faça o seguinte: coloque num recipientes 2 colheres de sopa de leite em pó e 1/2 xícara de água morna. Mexa bem devagar até o leite em pó se dissolver por completo. Em seguida, coloque 3/4 de açúcar e 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Após isso basta misturar e está pronto o substituto do leite condensado.
Por Arnaldo Silva

Nenhum comentário:
Faça comentários