Pages

Pão de Batata com Catupiry

Quem resiste a um pão de batata quentinho recheado com catupiry? A receita é tão fácil e apetitosa, que é tamanho família, para ninguém ficar na vontade. Experimente e não esquecerás jamais!
INGREDIENTES PARA A MASSA:
1 xícara de chá de leite morno
1 batata média sem a casca, cozida até ficar macia
2 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
10g de fermento biológico seco (próprio para pães e pizzas)
2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo
Um pouco de óleo para untar a forma

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
1 xícara de chá de requeijão cremoso, tipo catupiry
1 gema de ovo para pincelar
COMO FAZER?
Cozinhe as batatas, descasque e amasse em uma tigela com uma ajuda de um garfo, para obter um purê homogêneo. Adicione a batata, a manteiga, o açúcar, o leite, o ovo, o sal, o fermento e metade da farinha de trigo. Misture com uma colher até tudo ficar bem incorporado.
Acrescente aos poucos o restante da farinha, até a massa desgrudar da tigela. Misture tudo com as mãos, por aproximadamente um minuto. Depois cubra a tigela com um papel-filme e deixe a massa descansar por 30 minutos, para crescer.
Preaqueça o forno a 180º C.
Unte uma forma redonda de aro removível (24 cm de diâmetro) com um pouco de óleo e reserve.
Passados os 30 minutos, coloque um pouco de farinha de trigo em uma superfície limpa, pegue a massa já crescida e abra com o auxílio de um rolo, se não tiver rolo em casa, improvise com uma garrafa higienizada, com cuidado para não quebrar. É para abrir a massa e não fazer força sobre ela!
Após abrir a massa, corte em 20 partes iguais, não precisa ser um tamanho exato. Achate cada uma dessas partes com os dedos e coloque uma colher de sopa de requeijão cremoso dentro de cada uma. Feche cada parte e modele com as mãos no formato circular. Quando finalizar, coloque as bolinhas no fundo da forma, lado a lado, no melhor estilo unidas venceremos, até preencher todo fundo da forma. Pincele as bolinhas com a gema de ovo, com a ajuda de um pincel. Cubra a forma com papel-filme e deixe descansar por mais 15 minutos. Massa de pão é assim mesmo, descansa, para a massa acordar e crescer!
Depois coloque para assar no forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até ficarem douradinhos. Fique de olho, porque o tempo pode variar, conforme a potência do fogão.
Retire do forno, espere esfriar um pouquinho e chame a família para saborear!

Dica Esperta1: Você pode fazer o pão sem recheio e consumir com o complemento que quiser ou substituir por outro recheio.

Dica Esperta 2: Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.
Fonte da receita: blogdobomgosto.com
Fonte das imagens:
Imagem 1: receitassupreme.net
Imagem 2: testadoprovadoeaprovado.blogspot.com.br

Nenhum comentário:
Faça comentários