Pages

Pão com queijo e damasco

Ingredientes
500 g de farinha de trigo

200 ml de leite
1 colher (sopa) de fermento seco
1 ovo
120 g de açúcar
50 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de sal


Recheio de queijo e damasco
Numa panela coloque 100 g de damascos secos cortados, duas colheres (sopa) de açúcar e ¼ de xícara de vinho de sua preferência (caso não beba, pode usar suco de uva natural).
Deixe cozinhar em fogo baixo até amolecer o damasco mas não pare de mexer porque o açúcar carameliza rápido.
Após esfriar, misture 100 gramas de queijo Minas ralado ou cortado em cubinhos. Reserve

Modo de fazer
Numa vasilha misture os secos e mexa com uma uma colher de pau ou se preferir, na sua batedeira.
Pegue o ovo e bata-o e misture-o em seguida aos ingredientes secos. 
Vá colocando aos poucos o leite e por fim a manteiga amolecida. Mexa até que fique uma massa lisa e uniforme de forma que não grude mais nas mãos.
Deixe a massa descansar por duas horas. Após esse tempo, deixa ela na geladeira, até que fique fria, assim fica mais fácil abrir o rolo.

Quando estiver fria, abra a massa com um rolo até formar um retângulo, enfarinhando a bancada e passando o rolo, até que ela fique com uns 5 mm de espessura.
Com a massa aberta, passe, com as mãos, uma camada de manteiga na temperatura ambiente e depois espalhe o recheio reservado.
Enrole, como se fosse um rocambole e corte em seguida em pedaços de uns 5 centímetros, fazendo um pequeno triângulo nas pontas e cortes na superfície da massa.
Unte a assadeira com manteiga, leve ao forno quente em 180 graus por 25 minutos e está pronto. Agora é só comer com café.(fotografia de Thelmo Lins)

Nenhum comentário:
Faça comentários