Pages

Receita de Chips

Foi na metade do século 19 que o Fish ‘n Chips se tornou popular da forma como é conhecido hoje. Adaptado da culinária judaica, ele surgiu na classe operária com o desenvolvimento da indústria pesqueira no Mar do Norte.

Os mais ricos compravam os peixes grandes, mas dentro das redes pesqueiras vinham também os menores. Os pescadores começaram a pegar esses peixes pequenos para comer. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se no norte da Inglaterra o comércio das batatas fritas. A data em que ambos começaram a ser consumidos juntos é incerta, porém a combinação fez tanto sucesso que começou a ser vendida nas ruas.

As porções eram vendidas embrulhadas em jornal velho para manter seu baixo custo. Esse costume, mantido até meados da década de 1980, foi abandonado por questões sanitárias. Mas você pode embrulhar em papel pardo, como a gente fez, pra manter o charme:

Pra fazer, é assim:
2 filés grandes de bacalhau fresco, sem pele e sem espinhas, cortados em tiras largas, mas não muito compridas (você pode substituir por outro peixe de carne branca e firme, sem problemas);
1 e ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo;
¾ de colher (chá) de sal;
½ colher (chá) de pimenta do reino moída na hora (se for da pimenta já moída, coloque um pouco menos do que ½ colher)
¼ de xícara (chá) de leite integral;
½ lata de cerveja clara;
1 ovo;
1 colher (sopa) de manteiga derretida.

Cerca de 6 batatas asterix fritas, conforme eu ensinei aqui (já já eu falo a melhor hora para começar a fritar)
Comece a fazer a massa que cobrirá o peixe: coloque a farinha, o sal e a pimenta do reino em uma vasilha grande. Reserve.

Em uma vasilha menor, junte o leite, a cerveja e o ovo. Bata tudo com o auxílio de um garfo. Quando tudo estiver misturado, coloque a manteiga derretida e continue batendo.

Acrescente aos poucos esse líquido obtido à mistura de farinha, mexendo bem (se possível, com um fouet), até tudo ficar homogêneo. Deixe descansar por 1 hora.

Enquanto isso, prepare as batatas, conforme o post que eu citei. A única diferença é o corte das batatas: Os ingleses preferem elas mais grossas do que os americanos. Faça assim dessa vez, pois combinará bem com o peixe.

Quando você estiver começando a segunda fritura das batatas (sim, são duas!), você iniciará o preparo do peixe. Tempere ele com um pouquinho de sal e pimenta, mergulhe na massa que você deixou descansando e frite pequenas porções em óleo quente até dourarem.

Sirva com as batatas e com um molho tártaro, num cone de papel pardo, ou no prato mesmo. Não vai sobrar nada pra contar a história, então tanto faz!


Fonte:http://cozinhapequena.com/fish-and-chips/

Nenhum comentário:
Faça comentários