Pages

Receita de Bolo Castella

Bolo Castella ou Kasutera é um bolo japonês com textura úmida, sabor característico de ovo e coloração meio amarelada. Seu grande diferencial é o fato de não levar gordura e fermento.
Sua origem é proveniente do famoso pão de ló de Portugal, que foi levado ao Japão, especificamente a Nagasaki por missionários no século 16. Seu nome Castella, vem de Castilla que era um dos reinados da Espanha.
Existem muitas variações do bolo Castella, aqui citaremos a receita mais comum. Então, peque papel e caneta e venha conferir:

A) Ingredientes
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de leite ou água
2 colheres de sopa de mel
1 xícara de chá de açúcar
7 ovos
Pitada de sala gosto
Outras opções de sabores opcionais:
1 colher de chá de baunilha
1 colher de sopa de matchá (chá verde)
Pó de cacau sem açúcar
1 limão (casca)


B) Modo de preparo
Separe a forma de assar que será usada, sua medida tem de ser aproximadamente 20cm x 9cm de largura com 5cm de profundidade ( é importante ter uma boa profundidade para que o bolo cresça).
Forre toda a forma com papel manteiga que é facilmente encontrado em supermercados.
Agora vamos preparar os ingredientes: 

1) Em uma tigela de alumínio, quebre os ovos e bata. Acrescente o açúcar e coloque a tigela em banho maria, porém continue batendo. Assim que a mistura estiver morna, retire-a da água.
2) Misture o leite junto com as 2 colheres de mel, se desejar pode aquecer no microondas.
3) Com a farinha de trigo em mãos adicione o sal e peneire. Terminado esse processo, acrescente aos poucos a farinha, leite e mel na mistura de ovos. Faça isso devagar para que não forme bolhas.
4) Coloque a massa no forno já pré-aquecido numa temperatura de 160°C. Deixe assar por 50 minutos. Se a parte de cima do bolo ficar muito queimada cubra a forma com papel alumínio.
5) Faça uma mistura de mel com água quente para esmaltar o bolo. Após retirar o bolo do forno, escove o topo com essa mistura.
6) Quando o bolo ainda estiver morno, desenforme e o embrulhe em papel plástico e coloque na geladeira por algumas horas. Isso fará com que o bolo Castella tenha uma textura úmida. Para finalizar, corte o bolo em fatias e sirva com chá quente. Agora é só saborear um delicioso bolo tradicional da cultura japonesa.


Aprenda um pouco mais da história do bolo Castella
Como citado acima esse bolo é uma variação do pão de ló de Portugal que foi trazido a Nagasaki por missionários portugueses. Com o tempo esse bolo foi ficando conhecido pelos japoneses que o adaptaram para a culinária local.
Um fato interessante é que Kasutera não era apenas um doce, mas um alimento bastante nutritivo para pessoas doentes. Atualmente, bolo Castella é considerado um lanche rápido e é facilmente encontrado nas lojas. Normalmente os japoneses costumam consumi-lo com chá quente à tarde.

-------------------------------------------
Receita e fotos do site:https://biosom.com.br - Link original da receita: https://biosom.com.br/blog/alimentacao/receita-de-bolo-castella/

Nenhum comentário:
Faça comentários