Pages

Receita de Chalat

Pão Judaico para o Shabat 
Em Minas temos a comunidade Judaica, concentrada mais em Belo Horizonte. São cerca 4 mil judeus vivendo na capital e como parte da cultura judaica, temos o pão de shabat ou Challat (pronuncia-se rrala´t) que faz parte das celebrações do shabat, o sábado judaico, que começa ao aparecer das estrelas na sexta e termina no início da noite de sábado. Aprenda a fazer o Pão Judaico. Shabat Shalom!

Ingredientes
Rende: 6 pães

3 colheres (sopa) de fermento biológico seco
960 ml de água quente
2 colheres (sopa) de sal
100 g de açúcar
240 ml de óleo
4 ovos
1,5 kg de farinha de trigo
Para a cobertura
1 ovo
3 colheres (sopa) de água
1/2 colher (chá) de açúcar de baunilha ou essência de baunilha
4 colheres (sopa) de gergelim em sementes

Modo de preparo
Preparo:45mins › Cozimento: 45mins › Pronto em:1hora30mins

Em uma tigela grande, salpique o fermento sobre a água. Deixe o fermento dissolver durante 5 minutos. Acrescente o sal, o açúcar, o óleo e os 4 ovos. Misture bem. Aos poucos, acrescente a farinha. Quando a massa ficar muito pesada para mexer, coloque-a em uma superfície enfarinhada e sove-a por 8 a 10 minutos. Deixe a massa na superfície enfarinhada e cubra-a com a vasilha ou coloque-a na vasilha e cubra com um pano. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho.
Soque a massa e separe 6 a 8 pedaços, dependendo do formato que você vai querer dar ao pão . Lembre-se de tirar um pequeno pedaço da massa para fazer uma oração (tradição judaica). Modele a massa no formato de rolos. Trance os rolos, formando dois pães ou trance os 6 rolos formando um grande pão. Faça esse último somente se couber no seu forno. Se quiser, faça o challah no formato de uma rosca, fazendo um pão com cada rolo. Aperte as extremidades do pão e coloque-o em uma assadeira para que cresça. Para saber se o pão já cresceu o suficiente, pressione-o com as pontas dos dedos, se a marca dos dedos continuar afundada, o pão já cresceu o que devia.
Preaqueça o forno a 200ºC. para a cobertura, misture o ovo com a água e com o açúcar de baunilha. Pincele a parte de cima do pão com os ovos preparados e também polvilhe com as sementes de gergelim.
No forno preaquecido, asse o pão durante 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Enrole o pedaço de pão que foi usado para fazer a oração no papel alumínio. Enquanto o outro pão está assando coloque esse pequeno pedaço no forno e deixe-o queimar, seguindo a tradição judaica.

Nenhum comentário:
Faça comentários