Pages

Requeijão da roça

Fazer requeijão é tão comum em Minas, quanto fazer queijo. O bom mesmo é feito na roça. Esse é o autêntico e você vai aprender a fazer. No Serro MG, uma bela cidade histórica mineira, no Alto Jequitinhonha, o requeijão é tradicional e a fôrma usada é a folha de bananeira, como veem na fotografia do Tiago Geisler. Basta colocar a massa um pouco quente do requeijão num prato, enrolar as laterais com folha de bananeira e ir apertando com as mãos a massa para que ela fique redonda. Raspe a parte superior para que fique certinha também, como vê na imagem.Essa é fácil, agora vamos à receita.

Você vai precisar de 10 litros de leite cru, aquele tirado na hora, direto da vaca e sal a gosto. 
Agora vamos fazer:
Dos 10 litros de leite, retire dois litros e reserve. Vai servir para dar uma "lavada" na massa. 

Coloque os outros 8 litros de leite num balde e cubra com um pano e deixe descansado por 24 horas. Ele irá coalhar. Após esse tempo, descubra o balde. Você vai ver que se formou uma pequena capa de gordura sobre o leite. Retire com uma colher essa gordura e coloque num prato e reserve. Você vai precisar dessa gordura mais a frente.

Feito isso, pegue o leite coalhado e coloque-o num tacho ou panela grande. Quando começar a ferver, vai aparecer o soro. Vá retirando esse soro e coloque numa outra panela, com uma peneira e reserve.

Quando a massa estiver sem o soro, pegue aqueles dois litros de leite que reservou na massa e vá despejando aos poucos e mexendo. Esse leite que irá despejar, formará também um pouco de soro. Vá retirando e colocando na panela do soro anterior, com a peneira e por fim, pode descartar o soro.
Retire todo o soro, até que a massa fique bem lisa e depois disso, retire a massa do tacho ou panela e reserve.

Lembra da gordura que pedi para reservar no início? Pois bem, pegue ela e coloque no tacho e deixe ferver, até que doure.

Em seguida, pegue a massa que reservou e coloque sobre a gordura no tacho e deixe fritar, mexendo, até que a massa tenha uma cor marrom claro por igual.

Quando estiver no ponto, na cor marrom, desligue o fogo, espere esfriar e coloque na fôrma. 

Não precisa fazer uma fôrma de bananeira, como mostrei no início, pode usar uma forma de queijo ou um recipiente que julgar melhor. 

É trabalhoso, como deu para perceber mas é bom, é ótimo e super mineiro. Com fôrma de folha de bananeira, dá um ar rústico, nostálgico e mais romântico. Passe um café no coador de pano e sirva. (Por Arnaldo Silva)

Nenhum comentário:
Faça comentários